Happy New Year 2012


Encontrei a FELICIDADE e ela me disse que ia para tua casa. Pedi que ela levasse também a SAÚDE e o AMOR. Trata eles bem, vão em meu nome. Feliz Ano Novo.


A vida me ensinou...

“A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas",
embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.”

Charles Chaplin

Saiba qual é a sua carta pessoal do amor para 2012


Faça o cálculo: data de nascimento + mês de nascimento + 14 da (soma de 2012). Caso o número obtido seja maior que 22 reduza a um algarismo que de entre 1 e 22.

Exemplo: 
Séphyra nasceu em 20 de Julho
20 + 7 + 14= 42( número superior a 22)
4+2=5(carta do Papa no Tarot)

Exemplo:
Hera nasceu em 1 de Maio
1 + 5 + 14= 20 (carta O Julgamento no Tarot)

Previsões do Amor em 2012



Lunatic Tarot

1 - O Mago
 Esta carta revela que vai ser mais fácil tomar decisões, como aceitar um compromisso sério em 2012. Quem esta só precisa ter mais ousadia e tomar atitudes diretas para conquistar o seu amor. Estará em suas mãos o poder de decidir o que quer do seu relacionamento afetivo: deixe claro o que espera da sua paixão ou quais são seus objetivos em relação ao romance.

 
2 - A Sacerdotiza
Em 2012 você estará mais voltado ao relacionamento a dois do que para aventuras. Cuidado com a dedicação excessiva. Aposte mais em você. Deixe que as coisas aconteçam entre vocês dois sem forçar. Concentre-se em expressar seu amor com olhares e gestos.

3 - A Imperatriz
Vivera momentos inesquecíveis no relacionamento amoroso. Quem esta só pode encontrar uma paixão e ate se casar. 2012 não será um ano de paixões platônicas ou romances a distancia, e sim de uniões solidas. Mas, para fortalecer a relação, não queira ser o centro das atenções. É preciso saber dar e receber na mesma medida. Cuide do seu amor e ele cuidara de você.

 4 - O Imperador
Na relação afetiva não seja tão rígido com seu parceiro. Procure viver bem, sem tantas cobranças. Se você esta sozinho e procura um relacionamento sério, certamente encontra em 2012 essa oportunidade..

 5 - O Papa
Ano propicio para casamento, reconciliação afetiva, amadurecimento.

 6 - Os Enamorados
Cuidado com um relacionamento extra-conjugal, isso poderá trazer problemas. Pense no que é melhor para você, faça escolhas. Ano muito agitado, cheio de encontros.

 7 - O Carro
Situações amorosas passageiras, aventuras, encontros e desencontros. Em 2012 procure libertar-se de um amor passado.
 8 - A Justiça
 É um arcano que pode indicar a oficialização de um casamento, e também a separação para aqueles que já não vivem mais bem.

 9 - O Eremita
A luz do candeeiro o guiará para o melhor caminho, como mostra a figura. Provido dessa prudência, o amor ganha consistência e maturidade no ano de 2012.
 10 - O Roda da Fortuna
 O ano de 2012 promete fortes emoções. Ela trás reviravoltas e acontecimentos surpreendentes. Se, por um lado, há a chance de surgir um novo amor, as pessoas comprometidas devem ficar atentas ao relacionamento para não se surpreenderem. 
Use também o seu senso de observação e tente lidar com as situações da forma mais equilibrada possível.
 11 - A Força
Prepare-se para viver fortes emoções na paixão. O desafio será equilibrar tudo isso para não agir por impulso, gastar energia à toa e ter crises de ciúme. Se ainda esta só, é provável que esta seja uma situação passageira, pois em 2012 você estará naturalmente atraente e é certo que novos amores surgirão. Você terá de sobra coragem, magnetismo sexual e poder de persuasão.
 12 - O Enforçado
Em 2012 você precisa conhecer bem seu parceiro antes de se envolver afetivamente. Essa carta fala de decepções. Cuidado para não entrar em um barco furado, num relacionamento que não da certo. Não acredite em quem diz que vai mudar, se tiver que dar chance, dê a você.
13 - A Morte
 Talvez seja a hora de terminar um relacionamento que já acabou. Esquecer um amor do passado mal correspondido e se da oportunidade de conhecer outra pessoa. A felicidade em 2012 dependerá de você, de suas escolhas.
14 - A Temperança
 Ano de 2012 tranqüilo. Período de harmonia e serenidade no amor. Troca e intimidade entre os parceiros. É uma ótima carta também para a sexualidade porque assinala química entre o casal. 
 15 - O Diabo
Em 2012 assinala paixões violentas, desejo e sedução, algumas vezes a traição. Procure não ultrapassar seus limites e não machucar quem o ama.

 16 - A Torre
 A Torre pode anunciar o fim de uma relação em 2012 ou a necessidade de destruir padrões ultrapassados, abrir novos caminhos, reconstruir o relacionamento em novas bases. Siga sua intuição.
 17 - A Estrela
Muita paz, harmonia e felicidade a dois em 2012. Aproveite essa fase para realizar seus planos. 
 18 - A Lua
Sua sensibilidade poderá esta à flor da pele e seu relacionamento pode passar por uma fase de insegurança em 2012. A Lua é uma carta que pode levar a sua imaginação a funcionar um pouco além da conta, deixando você mais sensível. Para evitar que isso aconteça, recorra aos seus poderes misteriosos para conquistar um amor ou para reconquistar uma paixão antiga.

 19 - O Sol
 Previsto novo relacionamento amoroso em 2012. Troca equilibrada de energia entre duas pessoas sendo que uma pode crescer muito com a outra. Relacionamentos em que há companheirismo. Ano muito positivo e feliz. Aproveite!

20 - O Julgamento
A situações novas em que é necessário desapegar-se do passado para vivê-las plenamente. Em 2012, você terá perspectiva de recomeço, perdão e redenção.

 21 - O Mundo

Terá sorte e energia de sobra para esta vivendo um 2012 repleto de realizações ao lado da pessoa amada.


22 - O Louco
Vai viver um ano cheio de surpresa, novidades, de amores passageiros, experimentação, liberdade e desapego.

Um exemplo para descobrir o seu Número Pessoas e Ano Pessoal



Exemplo:

20 de Julho de 1972

2+7+1+9+7+2= 28
2+8=10
1+0=1


NÚMERO PESSOAL 1 - UMA LIDER NATA 
Você é uma pessoa arrojada e independente, muito original e que deseja ter sempre liberdade de ação. É a primeira a perceber novas idéias quando elas aparecem. Aprende com facilidade, tem coragem para levar adiante suas metas. É uma líder. Inspira os outros com seu entusiasmo e busca constantemente soluções construtivas para vencer os obstáculos. O lado mental da sua personalidade é bem desenvolvido, o que lhe permite estar sempre à frente dos acontecimentos.
NO AMOR:
  gosta de tomar a iniciativa. Sabe como conquistar a pessoa amada e dificilmente recebe um "não" - mas se isto acontecer, em pouco tempo o transforma em "sim". O charme é a sua melhor argumentação. Não gosta de se sentir presa e detesta ter a privacidade invadida. É dominadora e pode ser rude e impaciente. Tende a ser bastante ciumenta. Costuma ter uma vida sexual muito ativa.
DESTINO: 
novos inícios e decisões importantes farão parte de sua vida. Busque sempre o espaço de que necessita. Tenha metas, concentre-se em seus objetivos e espere por excelentes resultados. Evite a teimosia obstinada e a arrogância. Lembre que a impulsividade não é a melhor conselheira: pense bem antes de agir para não se arrepender depois.
COR: 
Vermelha. 



Exemplo:


20 de Julho + 2012

2+7+2+1+2=14
1+4=5


ANO PESSOAL 5 - HORA DE MUDANÇAS 
Muitas serão as mudanças neste ano. As oportunidades estarão presentes: existem facilidades nos contratos, nas viagens e uma vibração de progresso. Uma pessoa especial pode surgir na sua vida trazendo alegrias. São muitas as recompensas, mas não faça nada sem analisar direito. Esse é um bom momento para dar destaque ao seu potencial, não tenha medo de falar das suas qualidades. Assuma responsabilidades e atingirá seu objetivo. Esteja aberta para informações novas e aceite convites: serão de grande ajuda. Procure eliminar o desnecessário, evite excessos. Faça um planejamento, tenha boa organização e seja prática no que fizer. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo para não perder a estabilidade. As lições da vida parecerão mais fáceis de ser aprendidas por você nessa fase. Seja flexível. Mantenha uma boa comunicação e estará capacitada para liderar.


Ano da Lua - 2012


A cada ano, um novo regente. E como não poderia deixar de ser, a chegada de 2012 traz consigo um aspecto bastante curioso. Justo no ano em que profecias alardeiam como o do fim do mundo, a Lua, que indica maternidade, carinho e proteção, é quem ditará as regras! Rápida, próxima do nosso planeta Terra, ela influencia diretamente o nosso dia a dia.


A Lua nos convida a olharmos para dentro de nós mesmos em busca da harmonização do nosso mundo emocional. Como é que você tem se relacionado com os seus sentimentos? Qual parte do seu passado emocional ainda é assustadora para você? O que é que você poderia compreender em relação a sua infância e o que te traria bem estar enquanto adulto? Do que é que, de fato, você necessita para sentir-se em segurança? Como é a expressão da sua comunicação emocional? Estes serão alguns dos questionamentos pertinentes e frequentes durante o próximo ano. 


A Lua governa o signo de Câncer e tudo o que diz respeito ao feminino, não importando se biologicamente somos homem ou mulher, ela é o Princípio Feminino dentro de cada um de nós. A Lua é emoção, é intuição, é a oscilação do nosso humor, é a capacidade de nutrir, é a nossa raiz, é o poder gerador, é cuidado, é a capacidade de nos sentirmos ou não amados. A Lua é a representação da Grande Mãe.

Assim, o grande desafio de 2012 é aprendermos a reconhecer tudo isso dentro de nós mesmos, para então trazermos ou mantermos para a nossa vida aquilo que de fato necessitamos.

O que é xamanismo?

O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade.
 
Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, místicos, estudantes, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.
Os rápidos resultados, entrevisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de autoconhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interesse nas práticas.
O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais.
Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde.
Propicia tranqüilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.
O xamã pode ser homem ou mulher.
É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual, etc. Ele é o explorador da consciência humana.
O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.
Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.
Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, entrevisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida.
O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.
Praticar xamanismo é ir a busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida.
É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.
A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado.
O praticante compreende o "Espírito Essencial" que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres.
Ele sabe quem ele é, e como se relaciona com o Universo.
O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.
Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca.
As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a si mesmo uma pergunta: "O que eu realmente devo fazer na vida?”
Nesta busca depara-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira e etc.
O maior obstáculo para o crescimento é a inércia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida.
Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima.
A consciência se limita a fugir, a ter medo.
A vítima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro.
As práticas xamãnicas compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente.
Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.
Quando se aproxima o verdadeiro propósito da alma, tudo da natureza interior vem à tona.
A pessoa entra em um processo mais rápido de transformação pessoal.
Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura.
O praticante explora a estrutura de sua própria consciência e vai compreendendo como os fatos acontecem na sua vida, deixando de ser vítima das circunstâncias.
Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar no Amor - Paz e Luz.
Praticando a sabedoria das antigas tradições adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana.
O trabalho é feito com tambores, canções, meditações, instrumentos de poder, danças, respirações, visualizações, Histórias, vivências e muito, muito amor.

As fases da Lua



LUA CHEIA: Magia de Amor e Prosperidade para as mulheres, pois para os homens é uma Lua de meditação e relaxamento. 
Perfeita para qualquer actividade mágica, sobretudo para Mágias de Amor, Paixão e Poder.
ATENÇÃO: os pedidos para a Lua Cheia só funcionam nos 3 primeiros dias da fase pois, depois disso, ela já começa a minguar.


LUA CRESCENTE: Magia de Prosperidade e Amor. Para dar continuidade aos seus projectos. Ideal para Mágias de prosperidade e crescimento espiritual.


LUA MINGUANTE: Magia para eliminar energias indesejáveis. Ideal para meditação e Magia contemplativa. Época propícia para ritualizar. 
Os términos, expulsar energias negativas e encerrar etapas. Para se livrar de algo que não lhe faz bem.


LUA NOVA: Meditações e relaxamento, Lua de descanso para as mulheres e Lua de poder para os homens. Perfeita para rituais em que o pedido preza um começo, como um emprego novo, um novo (a) namorado (a) ou uma mudança em sua vida. 
Tempo de reflexão, conhecida como Lilith, a Lua Negra. 


O Amor não precisa de ser explicado cientificamente.
E, no entanto, sabemos que existe e sentimo-lo fortemente dentro de nós, 
porque o verdadeiro Amor é intenso, vibracional, atinge altas frequências, é multidimensional, criador, mágico, encantador, envolve, anima, é Paz.
O Amor é o poder mais precioso que podes cultivar em ti, porque é sábio e curador de todos os males!
Quando o Amor é puro, íntegro, honesto, tu podes transformar-te e 
transformar os outros e o mundo
Enche o teu coração desse Amor, aprende a fazer a ponte entre o teu coraçã
e o coração cristal de Gaia, o nosso planeta, e liga-te também ao coraçã
da mente Galáctica
Sente o amor Universal, Cósmico, poderoso, Eterno
Assim transformarás o teu poder em poder índigo e daí caminharás rumo à 
Evolução Cristal


Immortals



O Rei Hiperión declarou guerra contra o mundo grego e, para reforçar o seu exército, ele tentará libertar os Titãs presos por Zeus no monte Tártato. Tentando detê-lo, Zeus escolhe Theseus, um mortal, que com a ajuda da bela Phaera, comandará o exército grego nesta batalha épica.

São os produtores do filme 300 que trazem agora uma aventura mitológica grega.

Já o vi e é fantástico.

Grecia antiga e sua mitologia




Na religião, os gregos acreditavam no julgamento após a morte, e era nesse momento que os justos seriam separados dos demais. Os homens achavam que a única diferença entre eles e os deuses era a imortalidade destes.

Zeus, um dos seus deuses mais conhecidos, comandava tudo e todos. Zeus tinha uma esposa, Hera, que era protetora dos casamentos. Hades e Posêidon, dois de seus irmãos, eram encarregados de cuidar do mundo dos mares e sua irmã Deméter,  era a deusa da colheita. Dos seus filhos, Atena representava a coragem e a sabedoria, Apolo o heroísmo, Asclépio representava a medicina, Marte a guerra, Hefesto o fogo e Afrodite o amor.

Para os gregos, o homem era o centro do universo. Todos eram feitos de corpo e alma, e ao morrer, apenas os heróis e os favorecidos pelos deuses iam para os campos Elísios. Já os rebeldes eram castigados.
Os gregos também acreditavam em seres mitológicos como os Heróis Hércules, Aquiles, Theseus, que eram seres mortais, filhos de deuses com seres humanos; em Ninfas, seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade; em Sátiros, figuras com corpo de homem, chifres e patas de bode; em Centauros, com corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo; em Sereias, mulheres lindas com metade do corpo de peixe, que atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes; nas Górginas, mulheres "espécies de monstros" (Medusa com cabelos de serpente); nos Quimera, uma mistura de leão e cabra, que soltavam fogo pelas ventas.
E tudo isso são apenas fragmentos de uma história de tamanha grandiosidade como foi a da Grécia antiga.



Crianças Índigo



Quem são elas ? Como reconhecê-las …

Criança Índigo refere-se à cor da sua aura, o azul-índigo, que indica uma aura de Mestre. São crianças especiais que decidiram encarnar no nosso planeta com uma missão e um objetivo específico: são guerreiros, detonadores de sistemas! Elas já vêm ao nosso planeta há bastante tempo. Alguns até argumentam que Jesus e Buda eram índigos, pois a missão deles, numa escala global, era mudar a consciência da humanidade. Nos anos setenta, começaram a vir em ondas. Muitos deles … seres que hoje estão nos seus trinta … quarenta anos, a geração guerreira que começou a desafiar e a mudar os velhos sistemas.

Elas são a nossa esperança para o futuro, elas são a nossa esperança para o presente. Mas como reconhecer um Índigo? A resposta óbvia seria verificar a cor da sua aura. Mas nem todos os Índigos têm a aura na cor azul-escuro o tempo todo. O termo Índigo refere-se mais ao estado da alma do que à cor da aura, que muda um pouco de acordo com sua disposição e seus interesses. Videntes que vêem os estados da alma podem identificar Índigos.



Hoje, o modelo de ensino é sempre imposto sem muita interação, um modelo feito para o hemisfério esquerdo do cérebro, o racional, o lógico, incompatível com os Índigos que naturalmente têm o hemisfério direito mais desenvolvido, o que lhes dá um grande poder intuitivo, a grande capacidade de percepção extra-sensorial. Como eles possuem uma estrutura mental diferente, eles resolvem problemas conhecidos de uma maneira diferente, além de encontrarem formas diferentes de raciocínio que abalam o modelo atual de ensino. Assim, através do questionamento, eles influenciarão todas as demais instituições, o mercado de trabalho, a cidadania, as relações interpessoais, as relações amorosas, as instituições espirituais, pois eles são essencialmente dirigidas pelo hemisfério direito.

No entanto, é fácil identificar um Índigo pela sua sensibilidade, criatividade, espiritualidade e padrões gerais de comportamento. Como crianças, elas se parecem com todas as outras crianças, embora sejam frequentemente bonitas e com olhos penetrantes. São sempre altamente inteligentes e cheias de perguntas e exigências.

Têm muita energia, são muito ativas, têm muita força de vontade e um senso forte do seu próprio valor e importância. Sabem que são especiais e que estão aqui para fazer alguma coisa significativa. Possuem amigos “imaginários” e adoram fadas e golfinhos. A inteligência excepcional das crianças índigo pode ser exasperante para os adultos.

Ninguém lhes dirá o que fazer, elas quererão debater e negociar cada instrução, cada ordem. Até que os pais aprendam que estão sendo ensinados e aprendam a respeitar o direito de escolha da criança e honrar essa escolha, eles continuarão a ser confrontados com lutas de poder e batalhas de força de vontade. A maneira correta de lidar com um Índigo é de estar disposto a negociar, explicar, dar-lhe escolhas. Ordens como “ Faça assim porque eu estou mandando ” só produzirão hostilidade e indiferença. Os Índigos geralmente não gostam nada da escola.

Ficam entediados pelo passo vagaroso e pelas tarefas repetitivas. Aprendem através do nível de explicação, resistindo à memorização mecânica ou a serem simplesmente ouvintes. São hiperativos, distraem-se com facilidade, tendo baixo poder de concentração. Têm alta sensibilidade, não conseguem ficar quietos ou sentados, a menos que estejam envolvidos em alguma coisa do seu interesse.

Por serem orientados pela parte direita do cérebro, quando adultos, são geralmente atraídos por atividades e ocupações que usam o hemisfério direito, como a música, a arte, a escrita, a espiritualidade. Adoram cristais, Reiki, meditação e yoga. São intensivamente leais aos seus amigos, acreditam em honestidade e comunicação nas relações. Ficam frequentemente desconcertados com a desonestidade, a manipulação e outras formas de comportamento egoísta. Uma das características-chave dos Índigos é frequentemente a sua ira.

As figuras de autoridade não conseguem nada com eles. Num nível profundo, eles não reconhecem a autoridade. Sabem que somos todos iguais e por isso ficam irritados, furiosos mesmo, com aqueles que se comportam ditatorialmente, quer sejam pais, professores ou patrões. São muito compassivos, amam os animais e qualquer forma de vida; têm muitos medos, como medo da morte e perda dos seres amados. Se experimentam muito cedo decepção ou falha, podem desistir e desenvolver um bloqueio permanente. Um problema sério quando se trata de Crianças Índigo é o diagnóstico errado habitual dado aos índigos, catalogados como portadores de Transtorno do Déficit de Atenção ou do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Com isso, dá-se medicação a elas, sedando toda a sua imensa potencialidade. Essas crianças estão aqui para nos ajudar na transformação do mundo. Portanto nós precisamos aprender com elas, principalmente escutando-as e observando-as. As Crianças Índigo chegam aqui para nos dar um novo entendimento, são verdadeiros presentes para os pais, para o planeta e para o universo. Quando honramos estes pequeninos como presentes, nós vemos a sabedoria divina que eles trazem para ajudar a crescer a vibração do nosso Planeta.

O passo mais importante para entender e se comunicar com essas crianças é mudar a nossa forma de pensar a respeito delas, derrubando os nossos paradigmas para honrar os pequeninos como presentes ao invés de problemas. Assim abriremos as portas para perceber a grande sabedoria que elas trazem. Os pequeninos honrarão essa intenção, e um caminho para o entendimento aparecerá.