Vigília Nocturna de Equinócio de Outono - A descida de Perséphone





 A descida de Perséphone: vigília nocturna de Equinócio de Outono

Equinócio de Outono Sábado 22 de Setembro
Vigília Nocturna: do crepúsculo à alvorada

Criação Corpo Terra Magia

Perséphone é a donzela das flores, filha de Deméter a senhora das sementeiras e colheitas.
Enquanto colhia flores, a jovem Perséphone ou Kore é raptada pelo seu tio Hades, senhor do submundo.
Cativa no mundo inferior, faz a descida dos vários portais, sem que a sua Mãe saiba onde está.
A Terra que Deméter fertiliza fica sem sementes, germinação, alimento. Homens e animais padecem enquanto a Deusa desespera pela falta da filha.
No Submundo, Perséphone permanece cativa, até que Deméter finalmente a descobre. Hades oferece então a Perséphone uma romã: se comer nem que seja um dos bagos Perséphone regressará ao submundo ciclicamente. Se escolher não comer, partirá para não mais voltar.
Perséphone escolhe comer, tornando-se assim a guia, a que orienta e cura as almas que atravessam o mundo inferior, as trevas, a noite.

Perséphone é a alquimista da dor: ela transforma-se de vítima em curadora; de jovem em Sábia, pelos mistérios da menarca e sexualidade.
Perséphone dança com as sombras. Como a Terra Mãe, ela é a que transforma a matéria prima em adubo fértil, é a que permite a passagem vida-morte-vida. A guia, que orienta, mas autonomiza. Quanto mais negra a terra, mais fértil.
Mergulhando no Equinócio de Outono, nos mistérios Eleusinos de Perséphone e Deméter, nos processos de morte, decomposição, fermentação, fertilização. Integrando o pousio, o silêncio, o não ver, não saber e não controlar como partes essenciais da viagem nocturna iniciática.

Dançando a viagem de Perséphone às profundezas do submundo, em círculo ritual aberto.
Re-abrindo os caminhos do corpo, da intuição, da visão. Chorando, libertando, transformando a memória da dor na possibilidade de escolha infinita. Conectando-se com a Terra através da memória da fáscia, dos tecidos conectivos subtis, abrindo o corpo energético e mágico. A energia do extâse em poder criativo no Agora.

A vigília nocturna:
A vigília nocturna recupera a raiz ritual de ser vigilante, de observar consciente e atentamente a noite em si e ao seu redor. É um trabalho ritualistico poderoso, ao mesmo tempo individual e circular, que surge nas celebrações de Sabats e transições de estação. As vigílias apuram o espírito e abrem directamente a visão subconsciente, pelos estados de transformação do cansaço, transcendência natural dos limites físicos e pelo dissolver da barreira consciente/subconsciente; sonhar/acordada.
São um vision quest, uma busca de visão, á qual não poderíamos aceder dentro do quadro da vida habitual, pois requerem um mergulho na naturalidade, simplicidade e espontaneidade do desconhecido.

Valor: 35€
Info/Inscrições: Mizé Jacinto
964372350
mize.l.jacinto@gmail.com

A lista de material necessário será enviada no momento da inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado por visitar o meu blogue!

Atenciosamente,
Cecília Gaspar