Grecia antiga e sua mitologia




Na religião, os gregos acreditavam no julgamento após a morte, e era nesse momento que os justos seriam separados dos demais. Os homens achavam que a única diferença entre eles e os deuses era a imortalidade destes.

Zeus, um dos seus deuses mais conhecidos, comandava tudo e todos. Zeus tinha uma esposa, Hera, que era protetora dos casamentos. Hades e Posêidon, dois de seus irmãos, eram encarregados de cuidar do mundo dos mares e sua irmã Deméter,  era a deusa da colheita. Dos seus filhos, Atena representava a coragem e a sabedoria, Apolo o heroísmo, Asclépio representava a medicina, Marte a guerra, Hefesto o fogo e Afrodite o amor.

Para os gregos, o homem era o centro do universo. Todos eram feitos de corpo e alma, e ao morrer, apenas os heróis e os favorecidos pelos deuses iam para os campos Elísios. Já os rebeldes eram castigados.
Os gregos também acreditavam em seres mitológicos como os Heróis Hércules, Aquiles, Theseus, que eram seres mortais, filhos de deuses com seres humanos; em Ninfas, seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade; em Sátiros, figuras com corpo de homem, chifres e patas de bode; em Centauros, com corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo; em Sereias, mulheres lindas com metade do corpo de peixe, que atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes; nas Górginas, mulheres "espécies de monstros" (Medusa com cabelos de serpente); nos Quimera, uma mistura de leão e cabra, que soltavam fogo pelas ventas.
E tudo isso são apenas fragmentos de uma história de tamanha grandiosidade como foi a da Grécia antiga.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado por visitar o meu blogue!

Atenciosamente,
Cecília Gaspar